quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Onde estão os torcedores?



Começaram os estaduais, mas parece que os clubes e dirigentes se esqueceram de avisar ao torcedor. Após a primeira rodada as equipes amargam um fracasso de público em quase todo país.

Foto: imagens de internet
Por mais tradicional que seja esta competição, infelizmente ela já perdeu sua importância ao longo dos anos. E isto já foi provado diversas vezes.Além disso, os altos preços dos ingressos afastam os poucos torcedores que tinham alguma disposição para ir ao estádio.

O Vasco faturou o tricampeonato carioca em 1992/1993/1994, mas seu desempenho no Campeonato Brasileiro nesses anos não foi como a torcida esperava.  Em 1992 ficou em 3º lugar, 1993 na 15ª posição e em 1994 ocupou apenas a 12ª colocação. Mas o Brasileiro era disputado de outra forma, era outro regulamento. Ok, sem problemas, vamos pegar exemplos mais recentes. 

Em 2006 o Botafogo venceu o estadual do Rio, mas ficou apenas em 12ª na tabela final do Brasileiro. Posso passar duas horas escrevendo sobre vários exemplos. 

Também não posso negar que em algumas temporadas o campeão estadual teve um ótimo aproveitamento no Brasileiro e, algumas vezes, sagrando-se campeão do torneio. Mas é nítido e notório que os estaduais já não atraem mais o público. E, em alguns casos pode até atrapalhar o planejamento da equipe para o ano. Imagine se o Seedorf sofre uma grave contusão em um jogo sem nenhum valor. Ou se o Neymar torce o pé em algum jogo do Paulistão? Perde o Santos e perde a Seleção Brasileira também.

Ao contrário do que você esteja pensando, não sou contra a extinção dos estaduais. Para muitas equipes essa é a única e principal competição que disputam no ano, mas acho que os estaduais poderiam ser aproveitados pelos grandes clubes de outra forma.

Se as equipes grandes colocassem os jogadores das categorias de base, o campeonato ficaria mais equilibrado e ainda poderíamos descobrir alguns novos craques. Assim os elencos das equipes não sofreriam com perdas de jogadores e todo um planejamento poderia ser feito para a temporada. É necessário deixar o ego de lado nessa hora. Talvez o rendimento da equipe da base não seja o mesmo dos titulares, mas seria um excelente laboratório para todos.

E ai, quem teria coragem de abrir mão de um troféu que não vale absolutamente nada? Será que os dirigentes e a própria torcida aceitariam o fato de disputaram os estaduais com jogadores menos conhecidos? Quanto se perderia na renda dos jogos com pouco público? Quanto se ganharia, no futuro, após poupar os principais jogadores para a disputa torneios mais importantes como o Brasileiro e a Libertadores?

Este é o grande “X” da questão.... que se habilita a arriscar?

Foto: imagens de internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário