terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Reflexos do BR-09

O sucesso que o futebol brasileiro fez em 2009 gerou alguns efeitos. Os mais conhecidos são o Efeito Pet e Efeito Ronaldo

Bem, como todos nós já sabemos o Flamengo foi campeão do BR-09 e um dos responsáveis pela conquista do Hexa foi o gringo mais brasileiro que conheço Petkovic. O meia armador de 37 anos chegou à Gávea em meio a polêmicas e conflitos internos. Para grande maioria já estava acabado e aos poucos ele mostrou que de acabado não tinha nada e que estava jogando um bolão (melhor às vezes do que quando era mais jovem).

Deu início ao Efeito Pet e os exemplos são muitos. Roberto Carlos e Iarley no Corinthians, Sávio no Avaí, Viola no Brusque-SC, Alex Dias (o pantaneiro) no Pelotas-RS, Edilson (o capetinha) no Bahia e muitos outros. E não param por ai. Hoje fiquei sabendo que Denílson teria interesse em voltar para o Flamengo nos moldes de Pet. Ok, o Denílson não é um coroa, mas também não é nenhum garotinho... Só que ele já tá tão rodado, que temos a impressão que ele tem uns 40 anos (ele tem 32).

Já o Efeito Ronaldo é responsável por trazer de volta craques que estavam ganhando milhões e milhões na Europa. O próprio Ronaldo foi o primeiro da lista... Depois veio Fred, Adriano, Fernandão, Vagner Love, Roberto Carlos (esse tá nos dois blocos, nos dos coroas e no dos que trocaram U$ por R$). Agora tudo indica Robinho será o próximo a fazer parte desse bloco. Até quinta-feira teremos a resposta final. Resta aos clubes correrem atrás de patrocínios e parceiros para poder bancar os altos salários dos craques. Só uma pergunta... Se eles desejam tanto voltar para o Brasil, deixar de jogar no Camp Nou para jogar na Rua Bariri, Rua Javari e outros estádios péssimos, porque não aceitam também um salário nos reais moldes brasileiros?

Fica a dúvida...

Até a próxima :)

Um comentário:

  1. Sobre o efeito Ronaldo,creio que com o passar dos anos será uma prática cada vez mais comum.
    O jogador brasileiro está perdendo espaço cada vez mais cedo,são poucos os que hoje em dia passa 5,6 anos na Europa,são vários fatores jogando contra ( treinadores,torcida mala,cultura e clima diferentes do Brasil e não raro,racismo) e apenas um a favor (dinheiro). Os jogadores brasileiros estão acordando pra realidade de que ganhar 1 milhão de euros mensais,com tanta coisa ruim o cercando não é legal como ganhar 500 mil reais,mas em compensação ter o apoio da torcida,estar próximo da família e podendo jogar um futebol com mais tranquilidade.
    Isso é bom pra todo mundo,para os clubes,para as torcidas e para o próprio atleta.
    Abraço!

    ResponderExcluir