terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Reflexos do BR-09

O sucesso que o futebol brasileiro fez em 2009 gerou alguns efeitos. Os mais conhecidos são o Efeito Pet e Efeito Ronaldo

Bem, como todos nós já sabemos o Flamengo foi campeão do BR-09 e um dos responsáveis pela conquista do Hexa foi o gringo mais brasileiro que conheço Petkovic. O meia armador de 37 anos chegou à Gávea em meio a polêmicas e conflitos internos. Para grande maioria já estava acabado e aos poucos ele mostrou que de acabado não tinha nada e que estava jogando um bolão (melhor às vezes do que quando era mais jovem).

Deu início ao Efeito Pet e os exemplos são muitos. Roberto Carlos e Iarley no Corinthians, Sávio no Avaí, Viola no Brusque-SC, Alex Dias (o pantaneiro) no Pelotas-RS, Edilson (o capetinha) no Bahia e muitos outros. E não param por ai. Hoje fiquei sabendo que Denílson teria interesse em voltar para o Flamengo nos moldes de Pet. Ok, o Denílson não é um coroa, mas também não é nenhum garotinho... Só que ele já tá tão rodado, que temos a impressão que ele tem uns 40 anos (ele tem 32).

Já o Efeito Ronaldo é responsável por trazer de volta craques que estavam ganhando milhões e milhões na Europa. O próprio Ronaldo foi o primeiro da lista... Depois veio Fred, Adriano, Fernandão, Vagner Love, Roberto Carlos (esse tá nos dois blocos, nos dos coroas e no dos que trocaram U$ por R$). Agora tudo indica Robinho será o próximo a fazer parte desse bloco. Até quinta-feira teremos a resposta final. Resta aos clubes correrem atrás de patrocínios e parceiros para poder bancar os altos salários dos craques. Só uma pergunta... Se eles desejam tanto voltar para o Brasil, deixar de jogar no Camp Nou para jogar na Rua Bariri, Rua Javari e outros estádios péssimos, porque não aceitam também um salário nos reais moldes brasileiros?

Fica a dúvida...

Até a próxima :)

Começou o Cai Cai


6 x 0. Esse foi o motivo para a queda de Estevam Soares. Isso porque logo após o jogo, o vice de futebol do Alvinegro, André Silva, garantiu o treinador no cargo. Menos de 24 horas depois os jornais noticiavam a demissão de Estevam e a (re) contratação de Joel Santana, campeão estadual pelo Glorioso em 1997.

É bem verdade que o Vasco estava mais que inspirado, jogando mordido com "faca nos dentes" e que depois da expulsão de Eduardo, o lado direito do Botafogo virou uma avenida que qualquer um passava sem problemas nenhum.

Estevam, que tinha renovado com o Fogão até dezembro de 2010, foi pego de surpresa só que aí temos um, porém... Quantas vezes no futebol brasileiro vimos técnicas caírem após uma goleada? Não foi a primeira e nem será a última demissão motivada por goleada, chocolate, passeio, etc... É esse o tipo de planejamento que tanto falam os clubes? Demitir um cara porque foi massacrado em um único jogo?

Estevam não está sozinho nessa barca, Hélio dos Anjos também não faz mais parte dos planos do Goiás após três derrotas em três jogos no campeonato goiano. A relação do treinador com a diretoria e torcida do esmeraldino já não era de flores desde o BR-09. Depois de ocupar as primeiras posições, a equipe goiana viu suas chances de Título e Libertadores tabela abaixo. Jorginho chega ao planalto central para obter o mesmo sucesso que teve no Palmeiras entre a transição Luxemburgo-Muricy. Foram sete jogos com cinco vitórias, um empate e uma derrota (exatamente para o Goiás de Hélio dos Anjos no Serra Dourada).

Boa sorte a Joel Santana e Jorginho em suas novas empreitadas. Hélio e Estevam logo aparecerão no lugar de algum técnico que cairá ao longo dos estaduais.

Até a próxima :)

[Foto retirada da internet]

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Quanto vale uma carreira de jogador?



Quantos meninos e meninas sonham ser famosos no futebol? Milhares e milhares, mas a pergunta na verdade é o que leva uma pessoa jogar o sonho por água abaixo? Antes de qualquer coisa não quero julgar ninguém (até porque eu não tenho esse direito).

Jóbson foi suspenso por dois anos e ficará de molho nesse tempo. Tempo que poderá ser usado para pensar no que fez para receber ajuda e quem sabe treinar para na sua volta continuar infernizando as defesas adversárias.

Primeiro ele negou, depois disse que só havia usado cocaína uma única vez e ontem, em seu depoimento no STJD ele disse que não fez uso de cocaína e sim de crack. Mesmo essa história estando muito mal contada (como disse não estou aqui para julgar ninguém), eu acredito que todos merecem uma segunda chance. São diversos os casos não só no futebol, mas no esporte em geral de atletas que foram pegos no doping, foram julgados, suspensos e tiveram uma segunda chance.

Dinei, Jardel, André Neles, Maradona, Giba do Vôlei, Garrincha (acabou alcoólatra e na miséria), Michael Phelps entre tantos outros. Alguns conseguiram dar a volta por cima, outros não tiveram a mesma sorte, mas pelo menos se livraram das drogas.

Não sou puritana não estou aqui para levantar bandeira nenhuma. Cada um faz o que quiser com seu corpo, mas lembre-se das consequências. Eu por exemplo sou fumante e não tenho a menor condição de jogar bola (depois de 15 minutos já estou morrendo). Então você que pretende ser jogador ou jogadora, não se esqueça que seu corpo será sua principal ferramenta de trabalho, logo você precisará cuidar muito bem dele (melhor do que nós pobres mortais fazemos).

Boa sorte ao Jóbson e que nesses dois anos ele se recupere e sirva como modelo para outros.


Até a próxima :)

[Foto retirada do site www.globoesporte.com]

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ano Novo, Times Novos!



Os estaduais já começaram em sua grande maioria e estão com a corda toda. No Carioca-10 temos a volta do América com a dupla do tetra Bebeto / Romário atrás das cortinas. O Botafogo com o "ataque Mercosul" Loco Abreu / Herreira (ainda não entendo porque o Corinthians liberou esse cara em 2008 para pegar o Souza, mas enfim...). O Fluminense não fez nenhuma contratação pesada e ainda colhe frutos da reação no BR-09 com o entrosamento do elenco. O Vasco apostou em Dodô (aquele dos gols bonitos) e em jogadores pouco badalados e por isso de baixo custo. O Flamengo, ah o Flamengo... o Hexacampeão brasileiro e atual tri carioca foi o protagonista da novela desse ano (sim, porque todos os anos sempre têm uma novela quanto à contratação). Conseguiu manter a base do brasileiro e ainda trouxe o "artilheiro do amor"

Já no Paulistão-10 teremos o retorno de Giovanni (Santos) e Roberto Carlos (Corinthians). Além disso, o São Paulo (re) contratou Marcelinho Paraíba e Fernandinho que foi destaque pelo Barueri no BR-09. O Corinthians apostando todas as suas fichas no título da Libertadores no ano do centenário, se reforçou com Danilo, Tcheco e Iarley. O Santos além de mudar a presidência também fez a melhor contratação, em minha opinião. Acertou por um ano com Dorival Jr, que fez um excelente trabalho no Vasco em 2009 e sendo um dos grandes responsáveis pelo retorno do Vasco à elite do Futebol. O Palmeiras, ainda se refazendo da decepção que teve no BR-09, espera que a estrela de Muricy possa brilhar esse ano.

No Mineiro-10, o Cruzeiro conseguiu manter o Gladiador (pelo menos até o memento) e ainda trouxe o jovem Pedro Ken do Curitiba. Pelos lados do Galo, a base foi mantida e, além disso, Luxemburgo pretende ser campeão novamente.

Na Região Sul do país o Grêmio trouxe Borges e Hugo do São Paulo e o Inter acertou com Jorge Fossati que ganhou a Libertadores-08 com a LDU.

É isso ai, ano novo, vida nova, times novos. Estaduais rolando e torcedores fazendo suas apostas. Será mesmo que é tudo novo?

Até a próxima :)