sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cerverja x Chopp


O que é melhor cerveja ou chopp? Eis a grande questão. Não pretendo fazer nenhuma pesquisa ou coisa do gênero. Ambos são uma das paixões nacionais.

Existem diversos tipos das duas bebidas e, claro, cada um tem sua preferência. Claro ou escuro (o meu predileto) a bebida é perfeita em qualquer ocasião.

O chopp (ou chope como consta no Aurélio) é bem a cara do carioca. É quase uma religião todas as 6ª feiras sair do trabalho, dar aquele esticadinha no bar e tomar um chopp bem gelado acompanhado com petiscos. Homens, mulheres, jovens e velhos, todos se rendem ao chopinho gelado e bem tirado. Vários botecos são famosos pelo jeito de como o chopp é tirado. A pressão ideal, o colarinho perfeito e a temperatura na medida são parte da receita para um bom chopp.

Segundo o Wikipedia, o chopp chegou ao Brasil com a Família Real Portuguesa, em 1808. À época, era uma bebida restrita à Corte. Com o surgimento de bares e botequins, o consumo da bebida popularizou-se, tomando o lugar dos vinhos e da cachaça. Bem, se até nosso patrícios se renderam e graças a Deus trouxeram essa maravilha na bagagem, por que nós não iríamos aproveitar???

E você, quer coisa mais gostosa do que aquela cerveja bem gelada te esperando na geladeira? Seja em garrafa ou lata, essa maravilha dos deuses faz a alegria de muitas reuniões de amigos. E bota alegria nisso.

- E aí, qual é a boa hoje?
- Churrasco na casa Castelo.
- Ih... já é. Vou passar no mercado e comprar um caixa de cerveja.
- Beleza, te encontro lá então. Bjs.

E é assim. Qualquer motivo é motivo para reunir a galera e tomar uma cerveja. Os botecos (os famosos pés sujos) também servem a loirinha em garrafa. Ai vem uma infinidade de opções. Antártica, Brahma, Itaipava, Schincariol (tem gosto para tudo né), Skol, Primus, Glacial, Heineken, Bohemia, Quilmes (viva nuestros hermanos), Colorado, Lokal, Bavaria, Xingu, Malzbier, Caracu (cuidado com os trocadlhos), Therezopolis, etc... . Enfim eu poderia ficar horas escrevendo sobre tas as marcas e, claro, cada um tem a sua preferida.
Nossos amigos egípcios já tomavam cerveja no ano de 4.000 A.C. Será que Cleópatra dava suas goladas? E por mais incrível que pareça eles estavam certos. Quem pode confirmar são os pesquisadores da Universidade de Granada (ESP). Segundo os cientistas, o ideal seria beber diariamente três copos de 200 ml para os homens e dois da mesma medida para as mulheres. Agora vem o melhor. A pesquisa foi feita com ATLETAS. Sim, isso mesmo, atletas. A experiência feita com 16 desportistas e durou dois anos e os resultados apontaram que os atletas deveriam tomar cerveja todos os dias, como forma de matar a sede, relaxar e ajudar na recuperação após a prática esportiva. Agora você pode ficar aliviado, pois aquela cervejinha depois da pelada de domingo não faz mal algum. E aí, vamos beber? Tim tim!
[Imagens retiradas da internet]

Um comentário:

  1. pronto! só faltava embasamento histórico pra justificar as chegadas tardias! já é!

    ResponderExcluir