Até agora os seguintes jogadores já deram tchau:
* Keirrison - Palmeiras -> Barcelona (ESP)
* André Santos - Corinthians -> Fenerbahçe (TUR)
* Cristian - Corinthians -> Fenerbahçe (TUR)
* Ibson - Flamengo -> Spartak Moscou (RUS)
* Ramires - Cruzeiro-> Benfica (POR)
* Pedrão - Barueri -> Al Shabab (EAU)
* Molina - Santos -> Seongnam Ilhwa (COR)
* Weldon - Sport -> Benfica (POR)
Fora tantas outras especulações... Kleber no Liverpool, Felipe no Benfica, Marcelinho Paraíba na Europa ou Qatar, Fred na Roma ou no Villarreal, Douglas Costa no Manchester United, Arsenal ou Bayern, etc...
Bom, tudo bem que nessa dança das cadeiras muitos desses jogadores realizam seus sonhos de infância e partem para um grande clube europeu ou conquistam sua independência financeira no mundo árabe. Só que é nessa hora em que o bicho pega.
Torcedores ficam vendo seus times sendo desmembrados e técnicos ficam quebrando a cabeça para armar um novo esquema com os desfalques. Muito se fala em ajustar o calendário brasileiro com o europeu, mas, os cartolas dizem que seria complicado e nada foi feito até hoje.
Podemos fazer uma pequena comparação. Série A tem 20 times e série B também tem 20 times. A série A começou dia 09 de maio e segundo a tabela o último jogo será dia 06 de dezembro. Já a série B, começou dia 08 de maio (um dia antes da séria A) e também de acordo com a tabela o último jogo será dia 28 de novembro. A pergunta é a seguinte: por que os times da série B não jogam duas vezes na semana se ambos os campeonatos tem a mesma quantidade de times e jogos?
Ah, não podemos esquecer que além do Brasileirão, os times da série A e B têm no 1º semestre a Libertadores e Copa do Brasil (nesse os times da série B também participam) e Copa Sul-americana no 2º. Ou seja, é uma quantidade absurda de jogos para os jogadores e não há nenhuma equipe no Brasil capaz de se manter bem em todas as competições.
Todo o torcedor sabe que se tirarem três titulares, a maioria dos times fica totalmente perdido em capo, as características de jogo somem e na maioria das vezes o valiosos três pontos vão para o espaço. Agora se formos comparar com times europeus temos uma infinidade de exemplos de times que jogam "desfalcados de seus titulares" e nem por isso deixam de jogar bonito e obter a vitória.
Solução para esse problema? Bem eu acho que se menos cartolas interessados em si próprios e mais interessados no clube surgissem alguns desses problemas seriam resolvidos.
[Imagem da janela retidada da internet. Montagem da janela com os escudos de alguns clubes]